Dicas e Novidades

Diferenciais e curiosidades sobre sua casa nova

Escolha o assunto de seu interesse!

10 de abril

Os benefícios de utilizar lã de rocha nas paredes dos ambientes

Se você estiver pensando em isolar acusticamente as paredes da sua casa, existem alguns materiais diferentes que você pode usar. 

Um material que está crescendo em popularidade é a lã de rocha que, como o nome sugere, é lã feita de rocha derretida.

Uma mistura de basalto, anortita e briquetes cimentados é aquecida a 1500°C. A mistura de rochas se torna fundida e depois é transformada em fibras. Um aglutinante e óleo mineral são adicionados, o que estabiliza as fibras de lã de rocha e também repele a água.

Sua alta eficiência térmica reduz as contas de energia para aquecimento e resfriamento em edifícios residenciais, devido à excelente resistência térmica da lã. Por isso, os empreendimentos da Protema já vêm com a lã de rocha nas paredes.

A resistência térmica de um material de construção é medida pelo que é conhecido como valor R, com um número mais alto indicando que uma substância pode resistir melhor à transferência térmica.

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, a fibra de vidro oferece um valor de R de 2,2 a 2,7 por polegada, enquanto a lã de rocha tem um valor de R de 3,0 a 3,3 por polegada.

A lã de rocha oferece isolamento de ruído devido aos seus materiais inovadores, que possuem densidades mais altas e orientação padrão aleatória de fibra, e que retêm as ondas sonoras e diminuem o tempo de vibração. 

Por esse motivo, é a escolha perfeita para espaços onde os ocupantes buscam minimizar ruídos, como escritórios, quartos, salas de reuniões ou acomodações próximas a ruas movimentadas.

Além de tudo, ela oferece proteção contra incêndio e maior segurança, porque é feita de rocha resistente ao fogo.

A lã de rocha é um material respirável que permite que a umidade escape da construção. Isso reduz o risco de mofo e crescimento bacteriano no interior da propriedade.

Constitui um material resistente à compressão, que pode ser usado como telha ou na forma de painéis colados. Portanto, é ideal para aplicações térmicas em edifícios residenciais, como edifícios altos ou lofts

Demais benefícios da lã de rocha:

Oferece instalação rápida e fácil, fornecendo estanqueidade ao invólucro do edifício.

Melhora o conforto térmico e a qualidade do ar do edifício, oferecendo um ambiente mais saudável aos ocupantes.

Oferece desempenho a longo prazo devido a durabilidade incomparável das rochas, com vida útil ilimitada. Portanto, não há necessidade de manutenção, aumentando o tempo de retorno da intervenção.

Tem um impacto ambiental mínimo, pois reduz a pegada de carbono devido a sua origem natural e às classificações livres de perigos, que oferecem o mínimo de carbono incorporado. Além disso, reduz o uso de fontes de energia não renováveis, como gás e eletricidade, contribuindo para a redução da poluição do ar.

A própria lã de rocha é proveniente de matérias-primas naturais e sustentáveis ​​e, talvez o mais importante, pode ser completamente reciclada quando o prédio não estiver mais em uso, sem produzir resíduos.

Todos os resíduos da lã de rocha podem ser reutilizados como matéria-prima no processo de fabricação, produzindo um novo isolamento.

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga a PROTEMA e confira
tudo o que acontece por aqui.

Carregando...