Dicas e Novidades

Diferenciais e curiosidades sobre sua casa nova

Escolha o assunto de seu interesse!

11 de março

Protema: os benefícios da laje nervurada na construção de empreendimentos.

Todo mundo que trabalha na construção sabe que a laje é uma parte essencial de qualquer edifício. 

Ela suporta as paredes e tetos, cria a cobertura e o piso dos prédios com mais de um andar. Além disso, gera um ambiente mais espaçoso, favorecendo o isolamento térmico e acústico do local.


No entanto, existem várias maneiras de construir uma laje, e tudo vai depender da qualidade, resistência e durabilidade da construção, além do orçamento disponível para cada etapa do projeto.


Por falar em recursos financeiros, um dos maiores custos na construção de edifícios e grandes estruturas é o concreto e o aço, que precisam ser de boa qualidade e bom uso na construção. 

Afinal, eles estão presentes em praticamente todas as partes do trabalho e dão suporte à construção com segurança e eficiência.


Um modelo que ganhou destaque no mercado de grandes obras é a laje nervurada. 

Esta é uma solução adequada para praticamente todos os tipos de construção e surgiu como uma alternativa para substituir as lajes maciças, o que, devido às lacunas crescentes e ao alto custo dos moldes, tornou-se pouco atraente para os trabalhos dos gerentes.

Então, o que é a laje nervurada e por que é tão vantajosa? A Protema responde:


O que é laje nervurada?


Laje nervurada é um sistema de construção que possui nervuras, onde os quadros estão concentrados, entre os quais podem ser colocados materiais de enchimento inerte que simplificam o molde e deixam a superfície plana para receber o acabamento.


Este modelo é usado em grandes vãos, onde é necessário trabalhar com espessuras maiores para atender às setas e solicitações. 


Para ser construída dessa maneira, a laje nervurada evita o uso de vigas e molduras, já que as extremidades das formas geométricas executam um suporte seguro.

Mesmo que não existam vigas e armações, o uso de pilares de suporte em alguns locais não pode ser dispensado, pois a laje nervurada em grandes edifícios também apresenta menor resistência à ação dos ventos e dos furos.

Mas quais são os reais benefícios deste tipo de laje e os motivos pelos quais a Protema utiliza-a em suas obras?


Os benefícios da laje nervurada.


Redução de aço e concreto

Por ser mais leve que outros modelos, como o maciço, a técnica é adequada para projetos com grandes vãos, reduzindo o uso de concreto e aço para 40%.


Versatilidade

Para gerar mais economia, pois menos material precisa ser utilizado em projetos comerciais, hospitalares, residenciais, escolas ou, mesmo, em áreas de lazer.

Agilidade no trabalho

A laje nervurada, utilizando o escoramento e a órtese, permanece em um único dispositivo, garantindo velocidade e segurança durante o processo de concretagem e deformações.


Outro ponto importante é que os moldes para este sistema de construção são autoportantes, sem a necessidade de compensado. É montado diretamente nas tiras lineares de aço.


Mais segurança

Por ter um sistema aprimorado de distribuição de peso, os acidentes costumam ser menos frequentes nesse tipo de estrutura.


Espaço livre

Nesse tipo de laje, há a liberação de grandes vãos, proporcionando mais espaço útil. Isso é uma grande vantagem para locais onde é necessário o trânsito de veículos e a circulação de pessoas e objetos, já que o excesso de vigas dificulta bastante as manobras.


Durabilidade

Este sistema é muito resistente à corrosão.


Todos esses recursos tornam a laje nervurada uma tendência na arquitetura contemporânea. Ela valoriza a base da estrutura do edifício e usa elementos específicos como um ponto-chave no design de novos espaços. 


O que estava enfrentando ambientes simples, buscando redução de custos, agora está presente em escritórios, lojas e até residências.


Agora que você está por dentro das vantagens da laje nervurada, não deixe de visitar nossas páginas nas redes sociais.

Comente conosco quais as suas preferências na área de construção e deixe que a Protema mostre a você todos os empreendimentos disponíveis.

A Protema agradece a sua visita. Até a próxima!

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga a PROTEMA e confira
tudo o que acontece por aqui.

Carregando...