Dicas e Novidades

Diferenciais e curiosidades sobre sua casa nova

Escolha o assunto de seu interesse!

9 de dezembro

Como avaliar a posição solar ao adquirir seu apartamento

Ao escolher um imóvel, é importante saber onde o sol estará em diferentes momentos do dia e do ano e quando diferentes partes do imóvel ficarão claras ou sombreadas.

Normalmente, você visitará um empreendimento apenas um curto espaço de tempo — este é um dos motivos pelos quais nunca indicamos que você visite um apartamento à noite. Com isto em mente, como você saberá a posição solar do seu apartamento?

Vale a pena confiar nas palavras do corretor? Um investimento perde muito o seu valor total de acordo com sua posição solar?

Pensando em responder estas e todas as suas perguntas, nós da Protema preparamos este artigo para responder todas as suas dúvidas.

Vamos lá!

Dicas para avaliar a posição solar

Como você sabe onde o sol pode estar em momentos diferentes e em dias diferentes? Entender um pouco de posição solar será uma enorme diferença entre fazer um baita investimento ou uma compra qualquer.

Existe um aplicativo chamado Sun Position que pode ajudá-lo com isso. Ele mostra a posição solar na visualização da câmera em diferentes momentos do dia e durante todo o ano, para que você possa ver quando o sol brilhará em diferentes partes da propriedade e quando será obstruído por objetos próximos, causando sombra.

Abaixo está uma lista de itens a serem verificados ao visualizar:

Onde o sol nascerá ao longo do ano? 

Idealmente, você não gostaria que os quartos estivessem voltados para essa direção, pois será acordado pelo sol da manhã — caso este seja o seu desejo, claro.

No entanto, este seria um bom local para cozinha ou salas de café da manhã.

Em que direção o sol se põe? 

Se você gosta de se sentar no jardim depois do trabalho, existem partes do jardim que receberão algum sol no final da tarde ou tudo ficará à sombra?

Em que parte da casa o sol brilhará no inverno? 

Isso indicará quais partes do imóvel serão mais quentes nessa época do ano. Esses locais são melhores para salas que você usa muito, como áreas de estar.

Onde o sol brilhará no verão? 

Quais partes do imóvel ficarão mais quentes à tarde? Essas áreas seriam melhores para localizar quartos que você não usa muito, como banheiros ou lavanderia — bem como áreas de serviço.

Qual lado do imóvel terá menos sol? 

As partes mais frias do imóvel são melhores para quartos, principalmente em climas mais quentes, o que acontece muito em todo o território nacional.

Agora você já sabe como avaliar a posição solar de um empreendimento antes de pensar em investir e qual a importância de realizar este procedimento.

É de suma importância que você tenha a ciência exata do que está comprando, pois desta maneira, você evita que ocorra infortúnios durante o seu investimento.

A Protema dispõe de corretores especializados e que são plenamente capazes de lhe orientar à melhor escolha de investimento.

Por isto, não perca tempo e entre em contato conosco através dos nossos meios de comunicação.

A Protema agradece a sua visita. Até a próxima!

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga a PROTEMA e confira
tudo o que acontece por aqui.

Carregando...